PALAVRAS

Sunday, August 06, 2006


Não posso deixar de falar da Valéria!!!!!


AMAR É SER FELIZ

Quanto mais envelhecia,
quanto mais insípidas me pareciam
as pequenas satisfações que a vida me dava,
tanto mais claramente compreendia
onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida.

Aprendi que ser amado não é nada,
enquanto amar é tudo.

O dinheiro não era nada,
o poder não era nada.

Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder,
e mesmo assim era infeliz.

A beleza não era nada.
Vi homens e mulheres belos,
infelizes, apesar de sua beleza.

Também a saúde não contava tanto assim.
Cada um tem a saúde que sente.
Havia doentes cheios de vontade de viver
e havia sadios que definhavam angustiados
pelo medo de sofrer.

A felicidade é amor, só isto.
Feliz é quem sabe amar.
Feliz é quem pode amar muito.

Mas amar e desejar não é a mesma coisa.
O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.
O amor não quer possuir.
O amor quer somente amar.

[Hermann Hesse]

Agora entendem quando comentei no post anterior sobre publicar a respeito do que estou aprendendo a admirar? Fui "apresentada" ao Hesse anos atrás, por uma pessoa muito especial na minha vida...na época ele mencionava como os livros do autor haviam transformado sua vida e que parte da filosofia de vida a qual havia adotado se dava graças aos ensinamentos do filósofo alemão...na época, lembrei-me da primeira vez que um livro havia mexido comigo e não posso deixar de falar dele...

...se existem livros que mudam a vida da gente, o livro "Depois daquela viagem", Valéria Piassa Polizzi, foi o primeiro que realmente "me deu um tapa". A autora conta como sua vida mudou depois que ela descobriu que era portadora do vírus HIV. Sem meias palavras, fala de que forma a doença mexeu com sua cabeça e sentimentos, e como sua vida passou por uma reavaliação radical. Valéria mostra bom-humor e descontração para abordar assuntos que têm relação direta com os jovens: as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular, além de outras coisas que atormentam a cabeça dos adolescentes, coisas que ela também vivenciou. Aos 16 anos Valéria contraiu AIDS porque, segundo ela mesma, "transou sem camisinha". Num testemunho de coragem, a jovem lançou o livro em 1998, quando estava com 23 anos, demonstrando determinação de levar adiante a vida. A leitura foi fantástica e me fez acordar para algumas decisões as quais tomei na época, como por exemplo largar meu emprego e sair de casa para estudar...mas isso será talvez assunto para um próximo post qualquer. : )