PALAVRAS

Sunday, August 13, 2006

Laços de família - laços sem família - estar sem família


Já não moro com meus pais há 08 anos. Saí de casa naquela ânsia normal da juventude de aproveitar a possilidade de estudar fora, trabalhar...essas coisas. Inicialmente morei com uma tia (tia, tio e primos), e apesar de termos um relacionamento normal, não me sentia parte da família. Para mim, eu era sempre a "estranha" a qual alguém de vez em quando tropeçava dentro de casa e então se lembravam que eu estava ali... não que tivesse sido mal tratada, pelo contrário... agradeço muito a forma como fui acolhida e o carinho que meus tios me deram ao iniciar a minha "jornada fora de casa"... mas, com o tempo, algumas "estrelinhas" começaram a brilhar (um dia falo sobre minhas "estrelinhas" em um outro post qualquer) e foi aí que comecei a dar os primeiros passos para minha independência.
Então, faculdade iniciada, emprego garantido... passei a dividir apartamento com uma colega do trabalho. Ela era noiva, logo depois saiu do apartamento pois se casou e fiquei uns meses sozinha. Aí surgiu uma nova amiguinha com a qual não fui muito feliz em dividir o "apê"...digamos que nós tínhamos "sistemas" diferentes... mesmo assim nossa "família avulsa" durou um ano. Até que me enchi e pedi para ela sair do apartamento... Ah, não me olhe com essa cara feia, eu tive meus motivos!! rss, mas não vou entrar nesses detalhes.
Passei mais uns mesesinhos sozinha.... ficar só é um pouco triste. As poucas vezes e o pouco tempo que tive essa experiência me lembro que não gostava muito. Sou uma pessoa muito "na minha", as vezes entro e saio de casa quietinha sem nem dar bom dia ou boa noite...mas só a certeza de que tem uma amiga dormindo no quarto ao lado passa certa sensação de segurança.
Aí apareceu Michelle... e ficamos durante três anos no que chamávamos às vezes de "A grande família" - eu, ela e o namorado dela, que passava bastante tempo conosco. Foi um período bem legal, nos tornamos irmãs. Conhecemos os defeitos e as qualidades uma da outra; participamos de etapas, decisões... chorar no colo, então!?!... mas infelizmente, por motivo de força maior (lê-se Sr. Astolpho) ela está deixando o apartamento e já vai se mudar esta semana.
Bem...estarei novamente sozinha...
***
Morar em uma cidade que não é a sua você acaba percebendo alguns "fenômenos" interessantes... te desperta atenção e você acaba fazendo amizades mais facilmente com outras pessoas que estão na mesma situação que você. Também existe a solidariedade entre pessoas da sua cidade com as quais você nem tinha contato, o apenas "conhecido de vista"... mas que agora você passa a conversar, a cumprimentar, e até se torna amiga. E algumas pessoas acabam te "adotando". Tenho uma amiga da minha cidade natal que casou-se há alguns anos e veio morar aqui. Antigamente nos encontrávamos com muita frequencia...as vezes eu ligava perguntando se ia rolar um convite pra almoçar, rss... mas tem um certo tempo que não vou na casa dela. Dias atrás o marido dela me ligou, me convidando pra um churrasco, e eu levei um puxão de orelha por ter sumido da casa deles... diz ele que até hoje, quando o telefone toca no domingo de manhã, ela manda ele ir correndo atender, dizendo: "Pode ser a Helena, avisando que virá almoçar..." Achei lindinho isso!...rss...e eles podem ter certeza que aparecerei mais vezes, hehehe... Também não posso deixar de citar a família de um ex-namorado a qual me acolheu de braços abertos como membro da família de verdade. Me emociono quando lembro do carinho com o qual todos me tratavam (e me tratam até hoje, mas depois de término de namoro a coisa esfria um pouco...); eu e mãe dele temos um amor de mãe e filha inexplicável... acredito que esse laço ficou forte também pelo fato de eu não morar com meus pais... portanto, acabei criando uma substituição, ou preencimento para este espaço na minha vida tomando a família dele emprestada... : )

2 Comments:

  • At 5:00 AM, Anonymous Anonymous said…

    Os nossos tios, primos, irmãos, etc, são a família que nos deram quando nascemos, os amigos são a família que nós mesmos escolhemos. :-)
    E ao longo da vida vamos adicionando mais elementos a essa família :-)
    Quanto a morar sozinha, eu já moro também há alguns anos, mas mesmo completamente sozinha, tirando alguns namaorados que quase viveram no apartamento por meses.
    Mas já vai em 8 anos, fará em Setembro :-) que saí da casa dos meus pais.

    Bj doce e não deixa de visitar os amigos, liga para eles e vai almoçar com eles :-)

     
  • At 5:01 AM, Anonymous Anonymous said…

    Logo que eu faça alterações à minha lista de blogs eu vou te linkar. :-)

    Bj doce

     

Post a Comment

<< Home