PALAVRAS

Saturday, February 24, 2007

Desemprego nada!

Será que alguém já teve a frieza de pesquisar sobre a real "vontade de trabalhar" do povo brasileiro (quantos milhões de votos o Lula teve mesmo??..a pesquisa deveria ser feita entre esses milhões de eleitores...já seria um bom começo...).
Meu pai é autônomo, no interior do ES. Ele vive reclamando que não encontra pessoas para trabalho braçal, o popular "peão" (desculpem a expressão, mas é assim mesmo como a própria massa se denomina). Às vezes chega um "caboclo" oferecendo serviços, trabalha dois dias, depois some... Aconteceu na indústria onde trabalho: coisa mais difícil do mundo encontrar um pedreiro, pintor ou quem quer que seja para fazer coisas simples, pequenas reformas... as pessoas aparecem, olham a obra, traçam mil planos, pedem "x" material, compramos, daí um tempo a pessoa abandona o serviço... foram uns 03 caras diferentes que agiram exatamente da mesma forma!!! Este fim de semana achei muito engraçado... a indústria fica próxima à uma área carente em Vitória, de gente muito humilde e muito perto de uns "botecos" onde pessoas passam o dia inteiro sem fazer nada......desempregados. Precisávamos de alguns homens para desmontar um andaime da reforma na frente do prédio e a primeira coisa que pensamos "Vamos oferecer um 'troquinho' para esse pessoal que fica parado lá na frente...é até uma forma de ajudar..." Hunpf! Ledo engano... ninguém quis! achei até que foi uma ofensa oferecer trabalho, rss.
Empregada doméstica: minha amiga conseguiu (depois de muito procurar) uma aparentemente maravilhosa no início...mas depois de alguns meses ela começou a faltar sem dar satisfação, e já não fazia as tarefas dela direito...e minha amiga paga mais de 01 salário mínimo, carteira assinada e a moça tem toda a liberdade em casa como alguém da família!...
Compro jornais sobre cursos e oportunidades semanalmente e o que não falta são ofertas de especialização de mão-de-obra, muitas vezes gratuito. Um dia tive a curiosidade de ligar para um deles e perguntar detalhes do curso, até para informar às pessoas que trabalham conosco na indústria, como uma forma ajudá-los como fonte de informações, mas a moça que me atendeu disse que seria adiado por falta de interessados em se inscrever...
Fui pagar uma conta na casa lotérica e na minha frente havia uma moça, com o cartão do "bolsa-família" e foi inevitável prestar atenção na conversa dela: - "Vim receber" - e depois de pegar o dinheiro - "Me dê também um cartão para o meu celular..."
No mesmo dia, na porta do supermercado, uma mulher com 03 crianças pequenas me aborda, pedindo:
" - Moça, compra um feijão para mim..."
Olhei aquela triste figura e pensei profundamente na minha resposta...
"- Vamos fazer o seguinte, respondi, eu compro uma caixa de sabão em pó, sabão, uma escova de roupas e amaciante... e você pode começar a lavar roupa pra fora, e ganhar seu próprio dinheiro...assim não precisará mais pedir nada a ninguém...
"Não posso moça... tenho que tomar conta "dus mininu"...
Saí e deixei ela tomando conta dos meninos..e pensei "Tome conta direitinho....assim quem sabe evita que eles virem bandidos no futuro".
: *

1 Comments:

  • At 7:09 AM, Anonymous Anonymous said…

    É triste, é decepcionante, mas é verdade.
    Já aconteceu comigo várias vezes.

     

Post a Comment

<< Home